terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Síndrome de Häagen Dahzs e o Imediatismo

O 3D, na crista da onda, também tem seus inconvenientes.
Fui vitimado pela rara Síndrome de Häagen-Dazhs, na sessão 3D de Avatar. Tal síndrome foi "redescoberta" após a novíssima onda de filmes 3D que chegou no Brasil.
Dazhs: um gênio à frente de seu tempo
Após cerca de um pouco mais de duas horas de exibição, você já não vê mais o 3D, os olhos doem, seu cérebro cansa e então você mergulha novamente no entediante 2D. Acredita-se que é um recurso de auto-defesa do cérebro humano, numa reação semelhante a de um animal acantoado pelo seu predador, que praticamente transcende as leis da física. Tal reação humana foi estudada tardiamente pelo sociólogo, cientista e naturalista austro-húngaro Häagen Dahzs, já no fim da vida. Obviamente, eram outros fatores e recursos no seu tempo, que hoje podemos apropriar aos filmes 3D.


 
Foto supostamente atribuída a Kochinsky
Ainda sobre Dahzs, há um fato curioso: acredita-se que ele chegou a conhecer o "obscuro" filósofo russo Wladimir Kochinsky, no final da vida deste último, em exílio da ditadura Stalinista, no Cáucaso. É dito entre os pesquisadores e especialistas que esses dois grandes nomes do mundo moderno começaram a esboçar um tratado sobre o qual chamaram de Imediatismo. Em resumo, tratava da capacidade humana latente e inexplorada de criar (o que quer que seja) instantaneamente (o que muitos chamam de "insight"), mas que não é devidamente aproveitado (o que podemos comparar a um coitus interrompidus, à luz da teoria desses pensadores). Um assunto um tanto quanto polêmico, desafiador e, sem dúvida, perigoso para comunidade científica conservadora e rebuscada daqueles tempos. A informação desse encontro e trabalho conjunto pode ser bem verossímil, uma vez que era nessa veia que corria o sangue moderno, espontâneo, inventivo e produtivo de Kochinsky, um gênio combatido e boicotado pela vaidosa comunidade filosófica de sua época. Tanto o é, que pouquíssimo (ou quase nunca) se fala a seu respeito. 
 
Ainda sobre o Imediatismo, há boatos muito obscuros (mais ainda??) sobre uma terceira mão neste piano perdido do pensamento moderno: Carl Gustav Jung, que abandanou o projeto por motivos pessoais (???). Mas isso já fica para uma outra (cau)ocasião...
Jung: possível envolvimento improvável
 
That's all folks!
Fernando Um Homem Moderno ou Admirador do Fenômeno Terra Incongnita? Bonanni
 
They are 1 person
They are too alone
They are 3 together
They are for each other
 
de Stephen Stills, Helplessly Hoping, dedicado por mim a Dahzs, Kochinsky & Jung

Nenhum comentário:

Postar um comentário